Tsunami


                                                              Tsunami



Um tsunami é uma onda ou, uma série delas que ocorrem após perturbações que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, deslocamento de terras, gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar.

A energia de um tsunami é função da sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (a altura da onda) aumenta e a sua velocidade diminui. Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.

Causas


Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando a massa de água. À volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis.

Uma explosão vulcânica submarina violenta também pode levantar a coluna de água e gerar um tsunami. Grandes deslizamentos de terra e impactos de corpos cósmicos podem perturbar o equilíbrio do oceano, com transferência destes para o mar. Os tsunamis gerados por estes mecanismos dissipam-se mais rapidamente que os outros, podendo afectar de forma menos significativa a costa distante e assim acontece o tsunami.

Conclusão


Este foi um trabalho que me deu a perceber melhor as catástrofes naturais.

Consegui concluir que os tsunamis são ondas gigantes e que causam muitos danos.

About these ads

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s